Atualmente, uma das principais preocupações dos empresários é conseguir atender de forma completa às necessidades do seu público-alvo. Dentre as mais utilizadas, está a distribuição de brindes para a fidelização de mais clientes. Isso porque é uma alternativa que abre espaço para o uso da criatividade em prol da imagem, da marca e da reputação de uma empresa.
Como usar brindes para a fidelização de clientes:
1. Devem fortalecer a marca: até mesmo os brindes mais populares, como canetas, devem ser usados de forma estratégica para garantir que tragam benefícios desejados para a empresa e para a marca. Analisemos: se alguém ganha uma caneta, certamente a usará, pois se trata de um objeto muito útil. E as outras pessoas certamente repararão, mesmo que inconscientemente, na marca impressa no objeto. Cada vez que isso acontece, há uma contribuição para o fortalecimento da marca. Quando você distribui squeezes está, subliminarmente, sugerindo às pessoas um hábito que colabora com o bem-estar e com uma vida mais saudável (já que é um item associado às atividades físicas e ao consumo de água), além de entregar um produto útil e relevante. Resultado: a marca e a empresa se sobressaem por sua relação com a qualidade de vida.
2. Devem melhorar a reputação e a imagem da empresa: uma empresa que entrega brindes ao cliente demonstra, que o considera importante e quer mantê-lo próximo. Logo, a reputação da organização cresce aos olhos do cliente. Brindes personalizados ressaltam ainda mais a importância do consumidor. E nos eventos empresariais, eles têm missão dupla: conquistar novos clientes e reforçar a relação com aqueles que já integram a cartela da empresa.
3. Precisam tornar a comunicação mais interativa: com a ajuda do brinde, você encontrará mais facilidade de se aproximar e engajar público-alvo, abrindo aí um novo canal de comunicação. A comunicação passa a fluir com mais naturalidade porque quem recebe o brinde, além de saber sobre produtos e serviços relacionados à marca, desenvolve um sentimento afetivo (mesmo que temporário) com a marca/empresa, tornando-se um divulgador de ambas.
4. Têm que fazer parte da estratégia: veja que a palavra brinde tem sua origem no verbo brindar, que significa comemorar ou fazer bons votos. Ou seja, valorizar algo ou alguém que é importante. E é essa sensação que ele deve provocar em quem o recebe. Claro que, para entregar brindes, é interessante que não seja um item generalizado, daqueles que servem para todos. Mas não importa se ele é simples ou luxuoso; só tem que ser estratégico: precisa ser funcional e adequado ao público que queremos valorizar. Então, não adianta comprar por comprar. É mais seguro se dedicar antes a conhecer o público-alvo e segmentá-lo.
O seu investimento será mais assertivo, visto que você distribuirá para cada perfil um brinde que fará diferença para ele, agregando valor a sua marca/ empresa. Do contrário, há o risco de distribuir um brinde que para o cliente não será representativo e, provavelmente, acabará no fundo da gaveta ou vai direto para o lixo. Entendeu como é importante investir em brindes que realmente contribuam para a fidelização de clientes?
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